V – HISTÓRIA DA ALFÂNDEGA DO PORTO DE SANTOS:
O Edifício-sede da Alfândega do Porto de Santos, construído pela extinta Companhia Docas de Santos, teve sua pedra fundamental lançada em 29 de Março de 1930, e sua inauguração ocorreu no dia 19 de Novembro de 1934.
Decorridos quase setenta anos de relevantes serviços prestados pelo atual prédio da Alfândega de Santos ao País, em Março de 2003, após três anos de intenso trabalho, foi concluída sua primeira grande reforma, abrangendo desde sua parte estrutural, sistema elétrico, hidráulico e mecânico, pisos, revestimentos, vitrais, grades, esquadrias, segurança e vigilância, até a eliminação de barreiras para pessoas portadoras de deficiências especiais. A obra inclui, ainda, um minucioso trabalho de restauração e recuperação das características originais do edifício, em obediência ás exigências do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa).
Em linhas clássicas, estilo art déco, constituído de quatro pavimentos e um embasamento, o edificio tem as fachadas frontais voltadas tanto para o Estuário como para a Praça da República, com dois imponentes portais simbolizando os movimentos de entrada e saída de produtos, num processo dinâmico de troca de mercadorias entre as Nações. Em seu interior, a beleza dos trabalhos artísticos em ferro e em vitrais se conjuga harmoniosamente com os magníficos revestimentos em mármore e com a sutileza dos detalhes das pinturas em afrescos, compondo um conjunto monumental de extraordinária beleza.
A atenção voltada á preservação das características originais e de valor histórico-cultural desse importante patrimônio arquitetônico não desmereceu a necessidade de se proporcionar um ambiente confortável e funcional aos servidores e usuários desta repartição aduaneira, nem os imperativos da nova realidade do comércio exterior brasileiro, em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais relevante.
Ao recuperar este conjunto majestoso não há como conter a indescritível satisfação de resgatar ao povo santista parte do legado histórico da cidade de Brás Cubas, contribuindo de forma significativa para o processo de revitalização do Centro Antigo.
|
|